julho 07, 2012

Mais Um Brazuca em Buenos Aires


Julio Pereira é mais um brasileiro que veio morar em Buenos Aires, está aqui faz um mês e divide aqui sua experiência conosco. Algumas coisas saíram mal e outras saíram melhor do que o esperado.[…]






Olá brasileiros!!

Bom, venho aqui para colaborar com você que pensa em se mudar para a Argentina. Estou aqui há +/- um mês. De primeiro digo que gostei muito da cidade: o município é muito bonito, tem muito parque, varias opções de cultura e entretenimento, é um lugar propicio para fazer amizade porque há estrangeiros de todo lugar do mundo. Além disso, temos uma vantagem financeira (visto que o real vale quase o dobro do peso argentino), o que facilita muito se manter neste lugar. Contudo, aqui não é o mar de rosas que você esteja imaginando. Tem muitas coisas que devem ser consideradas, sobretudo, se pensa vir definitivamente. Vou enumerar algumas coisas que eu passei que podem servir para ajudar:



1) Idioma: tudo bem que o espanhol é um pouco parecido com o português e também que se pode entender o que falam em partes isso é verdade, porém não venha com essa ilusão (como eu fiz :/) . Vendo a minha situação quase que incomunicável, corri e me inscrevi num curso de espanhol. Fiz as aulas e procurei praticar com as pessoas que moram comigo. Agora já entendo melhor e consigo falar também. É um grande conselho, se não sabe,corre para aprender!! 



2) Moradia: isso quase que me tomou todo o tempo que tinha para planejar minha viagem; eu não conhecia ninguém aqui, minha única solução era a internet. Se você está na mesma situação que eu estive, siga o meu conselho: procure por residências estudantis, geralmente são mais tranquilas que os hostels. Preste muita atenção nos serviços oferecidos (café da manhã, lavanderia, calefação, etc) e na localização; sempre desconfie do que é barato. Há algumas casas que pedem matriculas ou uma espécie de calção. Graças a Deus, conseguir uma residência muito boa, com um preço razoável e bem localizada (ao lado da universidade de Medicina da Uba). No feche de imediato com algum lugar sem ter certeza ou ter visto outras opções.




3) Documentação: isso é um grande problema, visto que para tudo que vás a fazer irá necessitar da documentação argentina. Demora muito para se tirar o DNI , e para legalizar certificado de conclusão praticamente é um parto. Somado a isso, tem os custos, por aqui, meu filho, de graça só o frio que o inverno traz. Então, se a sua universidade ou seu curso exige que tenha toda a documentação pronta, é melhor vir bem antes e antecipar esse processo. 


4) Custo de vida: eu disse que temos certa vantagem, visto que, o real vale quase o dobro, mas não se engane viver em Buenos Aires não é barato. Algumas coisas de alimentação são caras, e não encontras tudo que está acostumado a comer no Brasil. Além disso, roupas, sapatos, acessórios e outras coisas que precise comprar, também estão um tanto salgados, e às vezes a qualidade não é tão boa.



Desculpem-me se ficou um pouco grande o texto, tenho muitas outras experiências para contar...srr. Bom, falo isso para que não venham com a imagem de que é tudo perfeito e fácil de conseguir, como diz minha vovozinha: Rapadura é doce, mas não é mole não....

Um abraço e buenas suertes!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olá amigos!
    Venho por este informar que até o dia 31 de outubro estaremos aceitando pedidos de matrículas para as principais Universidades em Buenos Aires e para a Universidade H.A Barceló, campus San Tomé.
    As vagas só serão garantidas no 1ºsemestre de 2015 para quem entrar em contato até a referida data. Após essa data continuaremos com inscrições abertas para o 2º semestre de 2015.

    Entre em contato conosco e garanta já a sua vaga na faculdade!
    Acesse nosso site: www.jpassessoriaestudantil.com.br
    Participem do nosso grupo e tire suas dúvidas: https://www.facebook.com/groups/estudantesbrasileiros

    ResponderExcluir